De autoria do Senador Cleitinho (REP/MG) a Proposta de Emenda à Constituição que institui o voto auditável no país precisa de apenas mais duas assinaturas para que possa ser apresentada, discutida e votada no Congresso Nacional.
A proposta prevê, que após o voto do eleitor, a urna irá emitir um comprovante para que ele possa conferir a votação e em seguida o este documento será armazenado em um recipiente onde permanecerá lacrado e disponível para futura conferência. Desta forma, não há como se falar em facilidade para compra de voto já que o comprovante não será sairá da seção eleitoral.
Cleitinho afirma que se trata de uma segurança a mais ao processo e que é um desejo de parte do eleitorado que deve ser respeitado com os parlamentarem votando para implementar ou arquivar o sistema. O Senador ressalta ainda que não se trata de uma pauta exclusiva da Direita já que lideranças políticas da esquerda, os hoje Ministros do Governo Lula, Flávio Dino e Carlos Lupi também se posicionaram publicamente em favor do voto auditável, sendo que Dino, atual Ministro da Justiça chegou a afirmar em vídeo que recebeu provas que o aparato não é seguro.
O Senador afirma que não está questionando o resultado das últimas eleições, até porque ele foi eleito nesta mas compara a situação a comprar um carro com air bag, ou colocar uma cerca elétrica na casa. Você não sabe se sofrerá um acidente ou terá o lar invadido, mas prefere ter uma segurança a mais.
Para que possa iniciar tramitação e ser votada, a PEC precisa de 27 assinaturas e até agora já assinaram, além do autor, os senadores Espiridião Amin (PP/SC), Damares Alves (REP/DF), Jaime Bagattoli (PL/RO), Styvenson Valentim (PODEMOS/RN), Carlos Portinho (PL/RJ), Jorge Seif PL/SC, Marcos do Val PODEMOS/ES, Plínio Valério PSDB/AM, Alan Rick UNIÃO/AC, Hamilton Mourão REPUBLICANOS/RS, Marcio Bittar UNIÃO/AC, Flávio Bolsonaro PL/RJ, Luis Carlos Heinze PP/RS, Rogerio Marinho PL/RN, Carlos Viana PODEMOS/MG, Marcos Rogério PL/RO, Tereza Cristina PP/MS, Eduardo Gomes PL/TO, Eduardo Girão NOVO/CE, Zequinha Marinho PODEMOS/PA, Astronauta Marcos Pontes PL/SP, Mauro Carvalho Junior UNIÃO/MT, Magno Malta PL/ES e Izalci Lucas PSDB/DF .