O Senador Cleitinho Azevedo protocolou na tarde desta quinta-feira (13), requerimento junto ao Senado Federal, a ser encaminhado para o Presidente Luíz Inácio Lula da Silva, onde solicita que as forças armadas sejam designadas para fazer a segurança das escolas do país, até que sejam aprovados os projetos e programas que deverão reforçar tornar estes ambientes mais seguros.
Cleitinho destaca que o estamos vivendo hoje é um cenário de guerra que requer medidas urgentes e apesar das várias propostas do Executivo e Legislativo que foram apresentadas, não há como se esperar a tramitação das mesmas para que algo seja feito, tendo em vista a situação caótica que tomou conta do país.
É sabido por exemplo, que um grupo de trabalho foi montado pelo Executivo Federal com membros de diversos seguimentos sociais mas este irá apresentar um relatório final com medidas práticas a serem adotadas somente a partir de alguns meses e após várias reuniões. Neste interim, as escolas continuarão vulneráveis e daí a necessidade de intervenção das forças armadas que pode contar com o apoio por exemplo, dos “Tiros de Guerra” que estão instalados em várias cidades brasileiras.
Paralelo a isso, o Senador Cleitinho entende que o Congresso Nacional deve priorizar nas comissões legislativas, a tramitação dos vários projetos apresentados por senadores e deputados para que tenham uma tramitação célere. O parlamentar por exemplo, é autor de projetos que obrigam instalações de portas detectoras de metal, cercas elétricas, contratação de segurança armada e até mesmo a mudança da tipificação penal para crimes desta natureza, tornando a classificação de ataques a escolas como atos terroristas. Há também de se discutir com urgência uma atualização do Estatuto da Criança do Adolescente para permitir que menores de 18 anos que participem de crimes como estes, possam ser julgados como adultos.